quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hubble captura Imagem(colisão ou não?)

WASHINGTON - A Nasa capturou com o telescópio Hubble os primeiros instantes de uma possível colisão. As imagens mostram um objeto em forma de X como cabeça de um cometa e a cauda com fuga de material.
Em janeiro, os astrônomos começaram a usar o Hubble para localizar o objeto durante cinco meses. Eles pensaram que tinham assistido a uma colisão de asteróides recente, mas se surpreenderam ao saber que a colisão ocorreu no início de 2009.
Os astrônomos não tem uma boa explicação para a forma X. Os filamentos que cruzou na cabeça da cauda sugerem que a colisão de asteróides não são perfeitamente simétricos. O material ejetado do impacto portanto, não fazem um padrão simétrico, um pouco distorcido, parecido como atirar uma pedra em um lago. A dispersão X das partículas aumentam muito lentamente  e dão a esta estrutura a sua longevidade.
Astrônomos planejam usar o Hubble novamente no próximo ano para ver o objeto. Jewitt e seus colegas esperam para ver até onde a poeira foi varrida para trás  pela radiação do Sol  e como o" Xforma"misteriosa
estrutura evoluiu.   ("em *C= X")                                                                              

                                                                                 Agradecimentos a NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário