sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nem sempre bom é bom, mal é mau!


Tomemos como exemplo as bactérias aeróbicas e anaeróbicas, a primeira em simbiose e a segunda predatismo, ou seja as aeróbicas(consomem oxigênio) cooperam com o homem e a segunda ao contrário pode causar infecções etc..., mas pode ocorrer o inverso, aeróbicas sob condições predatórias para o organismo humano e anaeróbias em condições de simbiose(cooperação).Outro exemplo desse dualismo pode- se observar: um mergulhador consome oxigênio adequadamente, a mais se torna prejudicial.

Há micróbios bons e maus, úteis e nocivos, se por um lado certos microorganismos ameaçam a vida, outros asseguram proteção contra essa ameaça. O homem não pode viver sem hidratos de carbono(açúcar),e pode obter armas de alta eficácia para a guerra contra germes ,causadores de doenças infecciosas como a penicilina. As células vegetais produzem açúcar a partir de uma matéria-prima básica que é o dióxido de carbono, o gás carbônico. Outro elemento essencial aos processos bioquímicos dos organismos vegetais é o nitrogênio. Sem proteínas, não existiria a vida.

Também em simbiose vivem bactérias que o organismo humano hospeda no intestino. Ali elas decompõem a celulose, combatem a invasão de microorganismos hostis e produzem vitamina K, de ação anti-hemorrágica. No mundo moderno, o status das bactérias ganha nova projeção diante da importância econômica, e também na saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário