segunda-feira, 12 de abril de 2010

Esperança a Vista



Estudos com células-tronco adultas surgem frequentemente em diferentes centros de pesquisa nacionais e internacionais e indicam que a técnica de recuperar tecidos explorando o potencial de transformação dessas células pode revolucionar a medicina.

Verificação da eficiência do tratamento está em fase III (já em teste com humanos). As células-tronco podem dar origem a vários tipos de tecido humano, como ossos, nervos, músculos e sangue. Graças ao seu potencial de especialização, elas são bastante utilizadas em diversas áreas da Medicina, em geral visando à recuperação de tecidos lesados por doenças degenerativas ou traumas. Há dois tipos de células-tronco: embrionárias e adultas. As primeiras, provenientes de embriões, podem se diferenciar em qualquer tipo de célula; já as adultas, presentes na medula óssea, na placenta ou no sangue do cordão umbilical, podem dar origem a determinados tipos de células.

As células-tronco adultas utilizadas nos tratamentos são extraídas da medula óssea da Crista ilíaca dos próprios pacientes, o que elimina qualquer possibilidade de haver rejeição. “Todas as terapias já foram testadas em animais e seres humanos”. Estudos realizados confirmam indícios da eficácia do tratamento. Além de seu potencial para revolucionar o tratamento das cardiopatias, as terapias que empregam células-tronco custam menos que os coquetéis de medicamentos ou as intervenções cirúrgicas para tentar reverte-las.

Resultados clínicos de 2009 dão sinais positivos no sentido da continuação das pesquisas e geram esperança de muitos pesquisadores e pacientes, revezes podem ocorrer ,mas revelam que doenças não tratáveis adequadamente como: AcidenteVascular Cerebral (AVC), Isquemia Crônica, Cardiopatia Chagásica e etc... ; hoje já com alguma possibilidade de recuperação. Resultados mais precisos ecoam em torno de 2 a 3 anos para um parecer seguro, segundo fonte do Instituto Nacional de Cardiologia( INCL).

Bibliografia: Ciência Hoje, Ministério da Saúde, março 2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário