quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Anestesia Extracorpórea de Pulsos Elétricos




   História da eletricidade: Desde muito tempo a eletricidade tem sido usada para muitos fins, foi quando da descoberta de Benjamin Franklin, que identificou cargas elétricas negativas e positivas  em que o raio era de natureza elétrica. Assim, eu mesmo duvidei de que pudesse ser usada para anestesia. Atualmente, ela tem sido usada para fins terapêuticos tendo características próprias.

   Inicialmente este projeto é designado como anestesia preemptiva, pois significa que a anestesia é feita antes do procedimento cirúrgico e controlado através de sistemas como pressão, temperatura e sensores. "Nós sabemos hoje, que o SNC (sistema nervoso central) é o centro nervoso e que comanda através de feedback, bomba de Na e K, ATP, canais de de vazamento PA Na+ K+ acumulando íons negativos no interior da célula todos estes levam a despolarização de membranas e emissão do estímulo nervoso, sendo caracterizado por um DDP -90mV.



(Célula)

                           
  Até algum tempo atrás não havia possibilidades de fazer a anestesia através de uma corrente elétrica. O primeiro passo para este processo foi respondido com a descoberta de repouso dos neurônios, que é por volta de -70mV. A partir daí o processo é intrincado e de difícil solução. Os objetivos terapêuticos em especial na anestesia são: emergências, convulsões, cirurgias em lugares sem acesso ou com acesso difícil, com perigo ao paciente devido a problemas com patologias. Casos sem solução de câncer e doenças degenerativas e necessidade de morfina, dores generalizadas, queimados devido a necessidade de assepsia, em guerras e também no espaço.






A inovação posterior como TMS e tDCS utilizados para estimulação magnética transcraniana nos casos de depressão.


Referências:

Fundamentos da Mecânica de Fluídos, Munson Bruce R.2004

Estimulação neuronal por eletrodos para Parkinson,USP(IPQ)






Nenhum comentário:

Postar um comentário