quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Computadores Quânticos

Computadores Quânticos se utilizam da spintrônica quântica que é uma forma avançada de eletrônica;ou seja, não apenas o uso da carga elétrica dos elétrons (como na eletrônica convencional),

(eletrônica convencional)
 mas também de uma propriedade da spintrônica  que é conhecida como spin, que giram em torno do seu próprio eixo, como pequenas bússolas. Isto tudo muito pequeno a partir de nanômetros!(abaixo)















   Hoje a spintrônica já produz cabeças de leitura de discos rígidos  e placas de memória não volátil( (não é um gás). Computadores quânticos com a spintrônica poderia resultar em um computador quântico real e mecanismos  de comunicação ultra-seguras  inclusive internet. Outra função importante seria a compreensão do comportamento da matéria em escalas nanômetricas, que poderão resultar em enormes avanços na física, química, ciência dos materiais e biologia. Porém, há dificuldades financeiras, pois seriam muito caros atualmente para o grande público; tecnicamente no futuro possa ser possível... . Um fato  interessante e de ficção seria se estes computadores quânticos  do futuro poderia ter consciência de si mesmo, como o filme “2001 Uma Odisséia no Espaço”, na qual um computador domina e interage  com a espaçonave e astronautas, “pessoalmente acho que este momento da computação quântica é similar ao momento na qual F.Wohler conseguiu transformar uma substância inorgânica( sem vida) em orgânica( 1828),  não basta estar vivo(bactérias, vírus) para ter consciência de si mesmo”.


Bibliografia:

*A Física Quântica seria necessária para explicar a Consciência?

Oswaldo Pessoa Junior

*Estudos Avançados da USP (1994)

*Scientific American nº63 novembro 2007            


Nenhum comentário:

Postar um comentário