terça-feira, 21 de maio de 2013

Crioterapia

Chama-se crioterapia ao procedimento cirúrgico e de remoção de tecidos através da temperatura de congelamento. Vamos tentar esclarecer alguns pontos e problemas, limitações da crioterapia. Bem, a princípio, qual a ideia?
A ideia na qual a crioterapia é um procedimento que utilizamos para remoção de tecido humano com extremo frio, temperaturas acima ou abaixo do 0°C. Então, como deve se proceder nesta técnica cirúrgica? O primeiro passo é que tenhamos como aliado H2O,
 (sonda)
 o corpo humano contém por volta de 70% água, então é um grande ativador dos sistemas da necrose ( morte celular com inflamação) e apoptose( morte natural e reposição celular).
Físicamente o que temos: sistemas envolvidos; vou tentar ser mais claro, vejamos então a água líquida ocorre acima de 0°C e a 4°C começa a congelar.
O que queremos com a crioterapia é justamente o contrário, contrair (diminuir, perda de água) e este sistema tem que ocorrer dentro do sistema da sublimação (sólido para o gasoso diretamente) e adiabático “isolante”( sem troca de calor entre o meio interno e externo das células ao redor), a temperatura está por volta de -68°C no hidrogênio, como a água é uma composição de dois hidrogênios e um oxigênio, tornando o sistema mais preciso; e isobárico( pressão constante), o que ocorre a seguir é um aquecimento muito forte e posterior cristalização(congelamento).
(sublimação)
( cristalização da água)




                                                                                                                             
 Concluindo, é através da diferença de temperatura e volume a pressão constante, ou seja, isobárica e adiabática, que podemos obter uma “regulação” através do hidróxido de alumínio (ALOH) utilizar como um adjuvante (injeção local) uma maior difusão e circulação sanguínea baixando a temperatura de cristalização da célula, obtendo uma indução da apoptose (“morte celular natural sem inflamação local”), que poderíamos por sublimação na qual se caracteriza por um efeito do vácuo mantendo a temperatura sempre baixa e media ao redor de 55°C chegando a -80°C final(“ao redor de -68°C no caso do hidrogênio).                                                                     
 (diferença entre necrose e apoptose)
                                                                                   



Bibliografia: _ International Society of CRYOSURGER (site)
_ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (curso Imunologia Básica e Avançada)
_ USP (site)
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário