sábado, 14 de maio de 2011

Fungos

(Aspergillus spp)
Durante muito tempo os fungos foram considerados como vegetais, somente a partir de 1969 foram denominados especificamente Fungi. Os fungos são seres vivos com um só núcleo(eucarióticos),como as leveduras, ou multinucleados, como os fungos filamentosos ou bolores e os cogumelos(macroscópicos) que podem ser vistos sem microscópios. Uma das características das células eucarióticas é a presença de DNA no núcleo e também nas mitocôndrias(DNA e RNA próprios). Interessante ressaltar que os fungos para reprodução possui duas fases: fase sexuada(entre fungos) e a fase assexuada( leveduras, esporos), após a divisão do núcleo da célula-mãe se divide em duas células de tamanhos iguais.Fungos de maneira geral podem disseminar através do próprio homem, solo, animais, e inclusive disseminado pelo vento.
Embora raramente descritos existem endocardites micóticas causadas por micoses oportunistas(C.albicans, etc), são fungos resistentes a fármacos antibacterianos. A maioria ocorre em usuários de droga injetável, porém mais recentemente outras causas tem sido relatadas como usuários de medicamentos
imunossupressores, injeções constantes de insulina em diabéticos, cateteres em hemodiálise , pessoas submetidas em CTI e enfermagem domiciliar. De interesse médico odontológico a C.albicans sistêmica pode ocorrer de 20% a 40% em pacientes com câncer e em 25% pacientes que recebem transplantes de medula óssea, e a aspergilose pode estar em cavidades preexistentes, por abcessos, tuberculose ou cistos.
A prevenção é feita através da Profilaxia Antibiótica para Endocardite Bacteriana.

(C.albicans)

Bibliografia: - Microbiologia, Ecologia e Imunologia Aplicadas à Clínica Odontológica, José Luiz De Lorenzo, editora Atheneu, 2010.


-Microbiologia, Trabulsi,Althertum,Olga Gompertz, Candeias, editora Atheneu, 2000.                                                                                                                            
                                                                                                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário