quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Clorexidina














O Digluconato de clorexidina, comercialmente as vezes chamado apenas de clorexidina) é um Anti-séptico químico, Antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto micróbios gram-positivos quanto micróbios gram-negativos, no entanto mostra-se menos eficiente com os microrganismos gram-negativos. Também,bacteriostático impedindo a proliferação de bactérias.
Acredita-se que o mecanismo de ação ocorra através da ruptura da membrana celular, e não pela inativação por ATPase como pensava-se anteriormente. É geralmente utilizado como ingrediente ativo em anti-sépticos bucais para combater a placa bacteriana e outras bactérias orais. Por isso, o gluconato de clorexidina pode ser utilizado para evitar ou combater o mau hálito.
Produtos a base de gluconato de clorexidina geralmente são utilizados no combate ou prevenção de afecções gengivais como a gengivite de acordo com a Colgate.O Gluconato de clorexidina também é utilizado em aplicações não-dentais, mais notáveis sob os nomes de Oronine, Avagard, Hibiclens, Hibiscrub, ChloraPrep, BIOPATCH, e Exidine.
Também é componente do famoso anti-séptico doméstico Savlon. Ele é utilizado em esterelizações gerais da pele (Merthiolate), na assepsia cirúrgica e na preparação pré-operatória da pele. Devido à presença de outros ingredientes inativos, a solução detergente a base de clorhexidina não é apropriada para a limpeza bucal. É geralmente utilizado como agente de fricção na limpeza da pele para a inserção de agulhas hipodérmicas ou intravenosas em substituição do Iodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário