domingo, 16 de maio de 2010

Mitocôndria


As mitocôndrias são conhecidas como “usinas de energia” das células, e seu papel no metabolismo celular está bem definido.Estudos recentes vêm demonstrando a importância da impermeabilidade da membrana mitocondrial interna para suas funções (como produzir ATP, gerar calor em animais hibernantes e regular a morte celular). Falhas na permeabilidade seletiva dessa membrana podem originar diversas doenças e levar as células à morte, o que vem atraindo cada vez mais atenção para essas organelas.
No reino animal, a mitocôndria é a única organela que contém seu próprio DNA. A cadeia respiratória mitocondrial é composta de várias proteínas que promovem reações.
Um gradiente eletroquímico entre os dois lados de uma membrana é um elemento central no aproveitamento de energia em sistemas biológicos. Esse mecanismo é fundamental na evolução dos seres vivos, mitocôndrias(seres aeróbicos).
As doenças mitocondriais são mais freqüentes nos músculos e o cérebro,tecidos com maior demanda bioenergética. As manifestações clínicas podem aparecer em diferentes idades, de acordo com a dinâmica das divisões celulares. Doenças degenerativas do sistema nervoso- como Huntington, Parkinson e Alzheimer- podem ter seu desenvolvimento derivado de associações entre mutações no DNA(mitocondrial) e maior produção de espécies reativas de oxigênio nessas organelas.


Bibliografia: revista Ciência Hoje,nº199,pàg.16,19,23;Nov/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário